Pré História americana


A pré-história americana ambientou o desenvolvimento de várias civilizações.

A organização temporal da América pré-histórica se conforma às mesmas datações estabelecidas do período Pré-Histórico. Por isso, as primeiras notícias sobre o continente americano se estabelecem no período do Paleolítico Inferior. Os vestígios encontrados nessa fase inicial são bastante rudimentares. Em geral, é documentada a ocorrência de pedras talhadas em uma e duas faces, e um utensílio semelhante a uma raspadeira.

Outros vestígios dessa mesma época são feitos a partir da ossada de animais extintos como mastodontes, bisões e camelídeos. Durante o Paleolítico Superior, datado entre dezessete e dezesseis mil anos atrás, temos algumas amostras de pontas de flecha e facas de pedra com um maior grau de elaboração. Por volta de 10000 e 9000 a.C., os objetos pontiagudos deram espaço para outros utensílios de aspecto mais arredondado.

Por volta de 8000 e 6000 a.C., as armas ganharam um acabamento em forma de pedúnculo, o que permitia maior eficiência na construção de armas. As populações já se encontravam estabelecidas ao longo de todo continente americano, buscavam diferentes processos de adaptação. A caça e a coleta eram os principais meios de sobrevivência dessas comunidades pré-históricas.

Com o fim do período Paleolítico, as primeiras técnicas de produção agrícola passaram a ser desenvolvidas nas Américas. Os primeiros vestígios de plantações foram encontrados em regiões do México, dos Andes e da América Central – entre 5000 e 4000 a.C.. O artesanato pré-histórico ganhou outros itens de cerâmica, artefatos de pedra e cestaria. No período de 3000 e 1500 a.C., os gêneros agrícolas eram essencialmente autóctones.

O milho, a abóbora, a batata, o cacau, mandioca e o girassol eram as mais importantes plantações cultivadas. Paralelamente, técnicas de plantio se sofisticaram com o desenvolvimento de técnicas de irrigação, fertilização e a construção de terraços escalonados. A domesticação de animais também se desenvolveu com a criação de alpacas e lhamas.

Nesse momento, observamos a fixação de diferentes civilizações por todo o continente. Na porção norte, noticiou-se a presença dos anasazi, mongollon e hohokan. Na América do Sul temos o surgimento das culturas andinas, com especial destaque aos incas, e dos povos caraíbas, guaranis e tupis. Foi nessa mesma época que as primeiras comunidades indígenas se desenvolveram no Brasil.

4 Respostas para “Pré História americana

  1. Olá, Rafael!

    Parabenizo pelo excelente blog. Fiquei sabendo de seu informativo pelo prof. Adinalzir. Sou professor de História e leciono em uma escola na zona rural do município de Mossoró/RN. A partir de hoje estarei serei mais um seguidor do seu blog. Avante, garoto!

    Cordialmente,
    Prof. Lima Júnior

    • Olá Professor.

      Fico feliz que tenha gostado do blog. Tem menos de 24 horas de vida (risos). O prf Adinalzir é um grande parceiro! Colocarei seu blog na minha lista de PARCEIROS, tudo bem?

      Um forte abraço e conte com o amigo para o que precisar!

  2. CARO RAFAEL, TAMBÉM SOU PROFESSORA DE HISTÓRIA E AMIGA DO PROFº ADINALZIR. GOSTARIA DE SUGERIR QUE COLOQUE AS BIBLIOGRAFIAS UTILIZADAS EM SUAS POSTAGENS. ABRAÇO E SUCESSO!

    • Olá Alessandra! De fato esse é um erro meu neste início de construção do Site. As próximas postagens (estou construindo “História do Brasil Colonial”) eu vou colocar. Nas primeiras não postei até pela pressa que estava em deixar o site no ar. Mas daqui em diante eu farei. Obrigado pela sugestão :), um forte abraço e espero que siga acompanhando este site.

Esse espaço é seu: Manda ver!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s